Curso Profissonal de Técnico de Receção

 

Para frequentar este curso... 

  • 9º ano de escolaridade

  • Idade inferior a 20 anos;

  • Critérios de seleção específicos do curso.

 

Perfil de Desempenho

O Técnico de Receção é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

 

As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

 
  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;

  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;

  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;

  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;

  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;

  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;

  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;

  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;

  • Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação doa alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;

  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;

  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;

  • Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

 

No final do curso...

A conclusão do curso confere uma certificação escolar correspondente ao 12º Ano e  uma qualificação  profissional de nível III.

Permite prosseguir estudos, tendo, para isso, que realizar exames finais nacionais, ou ingressar diretamente num Curso de Especialização Tecnológica (CET).