Matemática

A Matemática é uma disciplina com características muito próprias. Para estudar Matemática é necessário uma atitude especial, assim como para o ensino não basta conhecer, é necessário criar. Com efeito, a Matemática utiliza-se praticamente em todas as áreas: na Economia, na Informática, na Mecânica, na Análise Financeira, entre tantas outras. 
 
 

Jogo Dominó

Introdução

Neste jogo vamos abordar o jogo do Dominó.
Nós escolhemos este jogo porque achamos que seja um jogo divertido e com uma capacidade de raciocínio e de cálculo.
Os tópicos que vamos abordar são:
Tomar decisões e coloca-las em prática – ou seja os jogadores terão de jogar uma pedra para tentar formar os pontos.
Antecipar e prever consequências – ou seja o jogador terá de ter uma perspetiva na sua cabeça e tentar puxar sempre o jogo para o seu lado para ganhar.
Abstrair e raciocinar – ou seja o jogador terá de ter um bom raciocínio para o jogo para conseguir vencer.
è Desenvolver e esquematizar as etapas ordenadamente – ou seja o jogador terá de arranjar um esquema para conseguir vencer sem fechar o jogo.
Aplicar conhecimentos sobre números e operações – ou seja os jogadores terão de conseguir o máximo de pontos, mas sempre e 5 em 5.
O Jogo do dominó é formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. Formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado. Este jogo consiste em que um jogador junte o maior número de pontos.
 

Regras do jogo

Número de jogadores: 2 a 4 jogadores individuais ou duplas (4 jogadores 2x2).
Material: 28 peças, 1 caneta e 1 folha para cada jogador.
-Cada jogador recebe 6 pedras e o restante das pedras ficam para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.
-O que tem a pedra 6x6 sempre começa a partilha, ou quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador ou sai com qualquer pedra quem ganhou a partida (queda) anterior, observando as peças dobradas Na maioria dos casos o jogo evolui no sentido horário, como a grande maioria dos jogos.
 

Objetivo do jogo

O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual) . Jogar para o "fecha" não é modalidade comum nas mais nobres mesas de jogos, sendo permitido somente o "fecha" natural. Jogar no "fecha" forçado também é parte da estratégia, afinal você não vai abrir o jogo para outro "bater". Aquele que fechar o jogo forçadamente, terá que ter menos pontos que seus adversários obrigatoriamente, se empatar em pontos, também perde a partida.
Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário (partida de cem pontos); ou ganha a mão (partidas de seis pontos).
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado naturalmente, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.